Início > DSP, Programação > Desafio: Hide information in audio files

Desafio: Hide information in audio files

Já faz muito tempo que comentei sobre Esteganografia aqui no blog, na época estava testando diferentes meios de se esteganografar imágens dentro de arquivos de áudio, isso faz tanto tempo que nem me lembrava mais, porém neste fim de semana estava procurando em meio a minha bagunça um antigo pendrive com alguns arquivos de áudios, e olha o que encontro ?

Um Arquivo chamado “FantasiaSteganografado.wav”, me lembrava vagamente que por volta do ano de 2010 tinha criado um arquivo de áudio com informação binária oculta, escutei o arquivo e o áudio estava normal, logo acima um outro arquivo “FantasiaOriginal.wav” escutei o arquivo e também normal, os dois arquivos possuem exatamente o mesmo tamanho 15,7MB, ambos também possuem 3,57 Minutos, só tem um detalhe, dentro de um deles existe uma imágem, fiquei tentando lembrar mas nada me vinha em mente, corri entao para um antigo repositório de códigos feitos por mim e “bannnnn” lá estava todo o código, ao olhar tudo se esclareceu um repentino flash como um grande clarão me fez relembrar🙂;

Na Época estava muito curioso em saber como os mal intencionados conseguiam colocar informações ocultas dentro de arquivos de áudio, curioso como sempre me lembrei que lí alguns artigos para entender e construir veja alguns interessantes aqui e aqui;

O DCT(Transformada Discreta de Coseno) é amplamento utilizado como modelo de compressão, e claro os espertinhos utilizam este modelo para inserir (injetar) informações binárias dentro de arquivos de áudio ou imágens, parece complexo mas o código é muito simples e por motivos de segurança não irei postar como injetar estes dados;

Estou divulgando o arquivo Original e o Esteganografado por mim, então lá vai um desafio você consegue recuperar a imágem dentro do arquivo de áudio ?

Dica:

  • Compare os dois arquivos e encontre o inicio e o fim dos frames com diferença;
  • Eu inseri uma imágem .bmp em preto e branco de tamanho 380 x 110; use este tamanho para reconstruir sua matriz de pixels;

Você se acha capaz de reconstruir minha imágem ?? baixe os dois arquivos aqui:

Use a linguagem que melhor lhe atender !

Eng Eder de Souza

Categorias:DSP, Programação Tags:,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

