Início > Programação > Monitorando tudo Com Gráficos RRDTOOLS

Monitorando tudo Com Gráficos RRDTOOLS

Pessoal quanto tempo, nao abandonei o Blog não !

Eu que pensei que este ano iria ser mais tranquilo, doce ilusão, vamos lá estou aqui para falar de uma ferramenta essencial para quem quer gerar gráficos, o céu é o limite, RRDTools é uma das maneiras mais práticas de se construir um database com informações alimentadas sobre qualquer “coisa” do planeta se você deseja criar gráficos com intenção de manter estes dados para fins de monitoramento ou apenas como um histórico rrdtools pode lhe ajudar com essa sua necessidade, fácil de se manipular apresenta suporte em várias linguagens (php, perl, python, etc) vai ao gosto do freguês, mas para mim o grande lance é poder customizar tudo construir meus próprios gráficos criar meus scripts para capturar e armazenar informações em um banco RRD para depois simplesmente plotar seu conteúdo gerando tudo isso em uma imagem.

Segue uma tela de um gráfico gerado via RRDTOOLS neste caso fiz um script na qual captura informações que tenho interesse neste exemplo estou pegando dados do meu mail.log (postfix), armazeno tudo isso de tempos em tempos no database RRD e depois ploto o conteúdo em imagem!

Vejam como os dados se apresentam em modo gráfico :

Logo irei postar um source em perl na qual estou terminando para mostrar tráfego de ligações do FreeSwitch espero ter tempo de terminar isso logo !!

Até a proxima

Eng Eder de Souza

Categorias:Programação Tags:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

